O Congresso Nacional peruano aprovou em março do ano passado, por unanimidade, em duas votações, a construção de uma ferrovia ligando os portos de Paita e Bayovar com a cidade de Cruzeiro do Sul. O projeto de lei aprovado diz ser de “necessidade pública e de interesse nacional” a construção da obra, chamada de Ferrovia Transcontinental Brasil-Peru-Atlântico-Pacifico (FETAB). A FETAB terá um percurso total de 4.100 Km, dos quais 1.411 serão em território peruano. Servirá, segundo planeja o governo peruano, para exportação de soja e fosfatos. O projeto, a ser realizado pela iniciativa privada, prevê investimentos de 500 milhões de dólares e tem prazo de conclusão previsto para 5 anos. A ferrovia também será objeto de debate no encontro entre os presidentes Lula e Alan Garcia, dia 28 de abril, em Rio Branco. A obra integra o IIRSA, mega-projeto de infra-estrutura da América Latina. O que é o IIRSA? A IIRSA foi criada no ano 2000, durante um encontro de presidentes sul-americanos. Seu ob