Nunca fui de criticar a imprensa. Não sou desses e jamais faria isso de graça, como fazem alguns blogueiros confusos.
Admito, e reconheço, que há manipulação, mas, por conhecer os jornalistas, sei que, às vezes, muitos tornam-se impotentes diante do poder. Daí o desconto que sempre dou.
No entanto, em relação à pesquisa do Ibope, publicada ontem, pelo "Padrão Globo de Jornalismo", alguns questionamentos precisam ser feitos dentro do campo da lógica.
Vejamos os absurdos:
A Rede globo contratou o Ibope para verificar a opinião dos eleitores, na reta final, em todas as capitais e todas as cidades com mais de 200.000 eleitores.
No entanto, em relação à pesquisa do Ibope, publicada ontem, pelo "Padrão Globo de Jornalismo", alguns questionamentos precisam ser feitos dentro do campo da lógica.
Vejamos os absurdos:
A Rede globo contratou o Ibope para verificar a opinião dos eleitores, na reta final, em todas as capitais e todas as cidades com mais de 200.000 eleitores.
Beleza! O nosso manipulador da "margem de erro" prestou um grande serviço para a democracia.
A Rede Globo, amiga dos "Vianas", programou, também, debates na sexta-feira em todas as maiores cidades do país.
Detalhe: em todas essas cidades, a pesquisa foi fechada entre segunda e terça feira, e foi, por lógica, publicada antes do debate. Basta consultar na rede.
A Rede Globo, amiga dos "Vianas", programou, também, debates na sexta-feira em todas as maiores cidades do país.
Detalhe: em todas essas cidades, a pesquisa foi fechada entre segunda e terça feira, e foi, por lógica, publicada antes do debate. Basta consultar na rede.
Falo em lógica, pois não faz sentido, tecnicamente, publicar uma pesquisa, de segunda e terça feira, quando se tem, um debate na sexta. O mais lógico seria que os números tivessem sido publicados antes do debate, conforme anunciado anteriormente pela própria TV/Acre e conforme ocorreu em todos os estados.
O debate da TV/Acre, apesar dos problemas técnicos, foi o momento de maior audiência, unindo todos os candidatos, de toda a campanha. É óbvio que tal debate produziu reflexos na opinião pública. Só louco não admite isso.
O problema é que a própria TV/Acre, promotora do debate, resolveu desconsiderar o impacto do debate promovido por ela mesma, ao publicar uma pesquisa baseada em dados anteriores ao debate que promoveu.
O debate da TV/Acre, apesar dos problemas técnicos, foi o momento de maior audiência, unindo todos os candidatos, de toda a campanha. É óbvio que tal debate produziu reflexos na opinião pública. Só louco não admite isso.
O problema é que a própria TV/Acre, promotora do debate, resolveu desconsiderar o impacto do debate promovido por ela mesma, ao publicar uma pesquisa baseada em dados anteriores ao debate que promoveu.
Onde está a lógica? Se alguém tiver essa lógica que me mande. Estou doido para aprender, mas só aprendo, se tiver lógica, advirto.
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Comentários
Ednei acho que é a "lógica da falta de lógica".