O estado do Acre, juntamente com Bahia , Espírito Santo e a cidade de Belo Horizonte, integram a lista de localidades que podem registrar surtos de dengue em 2009. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo Ministro da Saúde, Jose Gomes Temporão, que considerou “crítica” a situação nessas regiões.
No Acre, os registros de dengue saltaram de 261 casos, entre 1º. de janeiro e 13 de fevereiro de 2008, para 5.560 casos no mesmo período deste ano.
Ao ser questionado pela reportagem do Jornal O GLOBO sobre o que teria determinado o aumento assustador no número de novos casos de dengue, o ministro afirmou: “evidentemente que alguma coisa falhou. O que pode ter havido é que as pessoas podem ter relaxado”.
Em relação ao Acre, o ministro afirmou que “as peculiaridades climáticas estão complicando o combate à doença”.
Os dados publicados pelo Ministério da Saúde revelam que o Acre não vem acompanhando a tendência nacional de queda em 40,53% nos casos da doença, registrado nas seis primeiras semanas do ano.
O número de casos de dengue caiu em 20 estados e no Distrito Federal. Em seis unidades da federação, incluindo o Acre, houve um aumento de notificações em relação ao mesmo período do ano passado e estão em alerta.
Ações realizadas pelo Ministério da Saúde no Acre:
- Definição de unidades sentinelas no município de Rio Branco para distribuição de kits NS1 (monitoramento do sorotipo viral com teste de sangue que permite diagnóstico rápido);
- Assessoria técnica do Grupo Executivo da Dengue;
- Recurso exclusivo para dengue repassado ao Estado através do Teto Financeiro de Vigilância em Saúde, em outubro: R$ 2,7 milhões;
- Investimento de R$ 115,9 mil na aquisição de quatro veículos e quatro equipamentos (nebulizadores costais motorizados) para distribuição ao Estado;
Edinei Muniz
Comentários