Jornal O Pioneiro, de Caxias do Sul - RS
Porto Alegre – Ao responder a pergunta de um leitor de seu blog (www.blogdayeda.com), na sexta-feira, a governadora Yeda Crusius (PSDB) defendeu a aposentadoria paga a ex-governadores e o emprego de parentes no serviço público.
No texto postado no blog da governadora, o leitor, que se identifica apenas como “Corsário”, diz que é contra a pensão vitalícia para ex-governadores e pergunta a opinião de Yeda.
A tucana faz então uma defesa veemente da pensão e, por extensão, do nepotismo.– O legislador, há décadas, optou para pensão como forma de dar dignidade à vida de quem, por governar, assume múltiplas responsabilidades e certamente feriu interesses e respondeu pelos atos, milhares deles, sempre sob análise inclusive de processos que se abrem às dezenas durante toda a vida do governante. A família de quem governa paga sim um preço pelos seus parentes governantes. Não se pode ter familiares nem perto de qualquer órgão público, e eles passam a ter bloqueadas inclusive chances de exercer profissionalmente algumas vocações de servir o público – afirma Yeda.
A governadora também diz que a lei que veta o nepotismo é radical:– São dezenas de milhares de pessoas a servir o público, mas parente não pode. É uma restrição radical, meio assim de os justos pagam pelos pecadores.
Leia mais no blog da governadora: Blog da Yeda.
Comentários