Pular para o conteúdo principal

Nunca desista: Samuel 30:1-26



Pastor Abílio Rocha

Texto Chave:”Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar.”

Introdução:

Quantos de nós já não passamos por situações de extrema angústia. Momentos de dificuldades que fogem da nossa vontade e controle?
Passamos por desertos, noites escuras, que nunca amanhecem. Tenho certeza de que você que está lendo esta mensagem também necessita da mão de Deus e da Sua providência, como Davi também necessitou, depois de Deus o ter livrado de lutar ao lado dos filisteus contra o povo de Israel, ao chegar em Ziclague, a cidade onde morava com sua família e seus companheiros.
Quando Davi lá chegou encontrou-a destruída e todas as mulheres e crianças haviam sido levadas cativas pelo inimigo. Diante desta situação de desespero o que fez Davi?
Vamos ver três atitudes de Davi que mudou esta situação:

1- vers.6- Se reanimou no Senhor Seu Deus:

Buscou forças em Deus, tanto espiritual como física, pois acabara de chegar de uma viagem e ele entendeu que não adiantava tomar nenhuma atitude estando fraco, cansado e desanimado. Davi sabia que nos momentos díficeis, Deus estava com ele e poderia fortalecê-lo, pois “em tempos de aflição devemos ir ao altar de Deus”

2-vers.8- Consultou ao Senhor no que devia fazer:

Não tomou nenhuma atitude precipitada, pois o servo consulta o Seu Senhor. Davi confiava plenamente em Deus, mesmo diante daquela situação tão ameaçadora. Quantas vezes nos sentimos sem direção, perguntamos, "será que estou no caminho certo?". Diante das dúvidas consulte ao Senhor e Ele lhe mostrará o caminho certo.

3-ver.10- Não desistiu diante dos obstáculos:

Mesmo com poucos homens continuou, pois a sua força estava em Deus. Quantas pessoas param no caminho e te deixam só. Tem um ditado que diz assim: "tem amigo que é igual a uma andorinha, está com você no verão, mas no inverno voa para outro lugar", mas Deus não te deixa, mesmo com os ventos contrários Davi continuou.
Jesus vê a tua dificuldade, como também vai de encontro a ela e te ajuda a passar por cima dela. Agindo Deus quem impedirá?. Não desista dos seus sonhos.

Diante dessas atitudes de Davi, o Senhor o abençou:

1- Mandou ajuda (11 e 16) e os guiou. Quando a gente acha que não vai conseguir, Deus vem e nos abençoa, nos socorre, nos dá alento e vem ao nosso encontro.

2-Deus lhe concede vitória(17).

“Não há mal que não passe, e não há bem que não chegue”, tudo passa e a vitória sempre chega, ” o choro pode durar uma noite, mas pela manhã vem a alegria”

3- Deus devolveu tudo e muito mais (19,20e 26)

Davi pode até repartir com os outros o despojo e com os que ficaram pra trás(24 e 26) e também para os anciãos que o acolheram enquanto fugia nos tempos atrás. O Senhor há de devolver tudo, os sonhos que se perdeu no caminho,creia nisso.

Conclusão:

Não desista, continue com a missão que Deus escolheu pra você. Lembre-se no seu ministério, na sua vida sempre haverá:

-momentos de triteza, mas também de alegrias
-momentos de escuridão, mas também de claridade
-momentos de escassez, mas também de abundância
-momentos de choro, mas também de riso
-momentos de tempestade, mas também de bonança

Confie no Senhor Teu Deus, não desista jamais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astronomia: Milhares de cometas escuros podem colidir com a Terra

Da Lusa - Agência de Notícias de Portugal Londres, (Lusa) - Milhares de cometas que circulam no sistema solar podem ser um perigo para a Terra, por serem indetectáveis, o que dificulta a antecipação de um eventual impacto, alertaram quarta-feira vários astrónomos britânicos. São cerca de três mil os cometas que circulam no sistema solar e apenas 25 podem ser avistados a partir da Terra, lê-se no artigo da revista "New Scientist", assinado por Bill Napier, da Universidade de Cardiff, e por David Asher, astrónomo do Observatório da Irlanda do Norte. "Devemos alertar para o perigo invisível mas significativo que são os cometas escuros", dizem os astronómos, explicando que um cometa fica escuro quando perde a cola brilhante. Desprovido desta substância, "o trajecto de um cometa que esteja em rota de colisão com o planeta Terra pode passar despercebido ao telescópio", afirmam Napier e Asher. Nos últimos séculos, o cometa de que há registo de ter passado mais pr

Os Farrapos dos olhos azuis

Cláudio Ribeiro - Demitri Túlio, do Jornal O Povo, de Fortaleza A íris clara, azulzíssima em muitos deles, é a digital do povo Farrapo. Também é da identidade a pele branca avermelhada, carimbada pelo sol forte que não cessa em Sobral. Isso mais entre os que vivem na zona rural. Gostam de exaltar o sobrenome. É forte. Farrapo não é apelido. Não são uma etnia, mas são tratados assim. São “da raça dos Farrapos”, como nos disse quem os indicou a procurá-los. Os Farrapos têm história a ser contada. Praticaram a endogamia por muito tempo. Casamentos em família, entre primos, mais gente do olho azul de céu que foi nascendo e esticando a linhagem. Sempre gostaram de negociar, trocar coisa velha. São um pouco reclusos. Vivem sob reminiscências de judaísmo. Há estudo disso, mas muito ainda a ser (re)descoberto. Os Farrapos são citados, por exemplo, no livro do padre João Mendes Lira, Presença dos Judeus em Sobral e Circunvizinhanças e a Dinamização da Economia Sobralense em Função do Capital Ju

Erros judiciários: Caso Mignonette - Estado de necessidade

A 5 de Julho de 1884 naufragou o iate inglês La Mignonette. Depois de vários dias no mar, o imediato, que era o mais jovem de todos, foi morto pelos companheiros, que mais tarde alegaram estado de necessidade perante o júri. Sustentaram que não teriam sobrevivido caso não se utilizassem do cadáver para matar a fome. O júri deu um "veredicto especial", reconhecendo apenas a matéria de fato, mas deixando a questão jurídica para que a corte superior decidisse. Lord Coleridge, um dos juízes superiores, disse, entre outras considerações, o seguinte: Conservar a própria vida é, falando em geral, um dever: mas sacrificá-la pode ser o mais claro e alto dever. A necessidade moral impõe deveres dirigidos não à conservação mas ao sacrifício da sua vida pelos outros. Não é justo dizer que há uma incondicionada e ilimitada necessidade de conservar a própria vida. Necesse est ut eam, non ut viram (é necessário que eu caminhe, não que eu viva) disse Lord Bacon. Quem deve julgar o estado de