Pular para o conteúdo principal

Serra lidera corrida presidencial


Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB) são os preferidos dos entrevistados para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Em todos os cenários da pesquisa em que os dois são citados eles ficam em primeiro e segundo lugares, respectivamente. O levantamento mostra ainda que espontaneamente os entrevistados citam Lula como candidato ideal para 2010.


23,4% das pessoas ouvidas dizem que o presidente deveria continuar no cargo, mesmo diante a impossibilidade constitucional da escolha. Serra é lembrado por 6,7% dos eleitores. Num cenário em que os concorrentes de Gomes e Serra seriam a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o governador teria 38,1% dos votos e o deputado 17,4%. Heloísa ficaria com 9,9% e Dilma com 8,4%. Nesse caso, 26,2% não responderam ou anulariam o voto.


Em outro cenário, Serra teria 38,5%, vencendo Gomes com 19,6%, Helena com 10,6% e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, com 2,7%. Neste caso, 28,6% anulariam o voto ou não responderam.


Serra venceria também num cenário com a participação da candidata à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy. Neste caso, o tucano teria 37,9% dos votos, contra 18,9% de Gomes, 10,4% de Heloísa e 5,9% de Marta. Nos cenários em que Serra é substituído pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves, os eleitores se dividem. Contra Gomes, Neves perderia a eleição.


O deputado somaria 24,9% dos votos e ele 18,2%, seguidos por 13,4% de Heloísa e 8,6% para Dilma. Neste cenário, 34,9% dos eleitores anulariam seu voto ou preferiram não responder à pesquisa. Se Neves enfrentasse apenas Heloísa Helena e Dilma Rousseff teria chances de vitória. Ele conseguiria 22,4% dos votos, contra 21,2% da ex-senadora e 12,3% da ministra. Neste caso, 44% das pessoas disseram que anulariam o voto ou não responderam à pesquisa. Nos cenários de segundo turno, Serra venceria todos os opositores. Quando ele é substituído por Neves, o PSDB também leva vantagem.

Dilma Rousseff e Heloísa Helena

Dilma e Helena, consideradas pela pesquisa pré-candidatas às eleições de 2010, enfrentam momentos diferentes na avaliação dos entrevistados. A ex-senadora viu sua popularidade cair desde o último levantamento. Em abril, ela chegou a ter 17,5% das intenções de voto num cenário em que enfrenta Gomes e Serra. Esse percentual caiu para 13,4% no levantamento deste mês. No caso da ministra, se percebe um movimento inverso. Dilma cresceu cerca de 2 pontos percentuais em quase todos os cenários apresentados e em alguns deles ultrapassou pela primeira vez os dois dígitos de intenção de votos. É o caso do cenário em que ela enfrenta o governador de Minas Gerais e a ex-senadora, quando 12,3% dos entrevistados a escolhem. A pesquisa foi realizada entre 15 e 19 de setembro. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro é de três pontos percentuais.


G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astronomia: Milhares de cometas escuros podem colidir com a Terra

Da Lusa - Agência de Notícias de Portugal Londres, (Lusa) - Milhares de cometas que circulam no sistema solar podem ser um perigo para a Terra, por serem indetectáveis, o que dificulta a antecipação de um eventual impacto, alertaram quarta-feira vários astrónomos britânicos. São cerca de três mil os cometas que circulam no sistema solar e apenas 25 podem ser avistados a partir da Terra, lê-se no artigo da revista "New Scientist", assinado por Bill Napier, da Universidade de Cardiff, e por David Asher, astrónomo do Observatório da Irlanda do Norte. "Devemos alertar para o perigo invisível mas significativo que são os cometas escuros", dizem os astronómos, explicando que um cometa fica escuro quando perde a cola brilhante. Desprovido desta substância, "o trajecto de um cometa que esteja em rota de colisão com o planeta Terra pode passar despercebido ao telescópio", afirmam Napier e Asher. Nos últimos séculos, o cometa de que há registo de ter passado mais pr

Os Farrapos dos olhos azuis

Cláudio Ribeiro - Demitri Túlio, do Jornal O Povo, de Fortaleza A íris clara, azulzíssima em muitos deles, é a digital do povo Farrapo. Também é da identidade a pele branca avermelhada, carimbada pelo sol forte que não cessa em Sobral. Isso mais entre os que vivem na zona rural. Gostam de exaltar o sobrenome. É forte. Farrapo não é apelido. Não são uma etnia, mas são tratados assim. São “da raça dos Farrapos”, como nos disse quem os indicou a procurá-los. Os Farrapos têm história a ser contada. Praticaram a endogamia por muito tempo. Casamentos em família, entre primos, mais gente do olho azul de céu que foi nascendo e esticando a linhagem. Sempre gostaram de negociar, trocar coisa velha. São um pouco reclusos. Vivem sob reminiscências de judaísmo. Há estudo disso, mas muito ainda a ser (re)descoberto. Os Farrapos são citados, por exemplo, no livro do padre João Mendes Lira, Presença dos Judeus em Sobral e Circunvizinhanças e a Dinamização da Economia Sobralense em Função do Capital Ju

Erros judiciários: Caso Mignonette - Estado de necessidade

A 5 de Julho de 1884 naufragou o iate inglês La Mignonette. Depois de vários dias no mar, o imediato, que era o mais jovem de todos, foi morto pelos companheiros, que mais tarde alegaram estado de necessidade perante o júri. Sustentaram que não teriam sobrevivido caso não se utilizassem do cadáver para matar a fome. O júri deu um "veredicto especial", reconhecendo apenas a matéria de fato, mas deixando a questão jurídica para que a corte superior decidisse. Lord Coleridge, um dos juízes superiores, disse, entre outras considerações, o seguinte: Conservar a própria vida é, falando em geral, um dever: mas sacrificá-la pode ser o mais claro e alto dever. A necessidade moral impõe deveres dirigidos não à conservação mas ao sacrifício da sua vida pelos outros. Não é justo dizer que há uma incondicionada e ilimitada necessidade de conservar a própria vida. Necesse est ut eam, non ut viram (é necessário que eu caminhe, não que eu viva) disse Lord Bacon. Quem deve julgar o estado de