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Governo peruano quer construir ferrovia até Cruzeiro do Sul


O Congresso Nacional peruano aprovou em março do ano passado, por unanimidade, em duas votações, a construção de uma ferrovia ligando os portos de Paita e Bayovar com a cidade de Cruzeiro do Sul.

O projeto de lei aprovado diz ser de “necessidade pública e de interesse nacional” a construção da obra, chamada de Ferrovia Transcontinental Brasil-Peru-Atlântico-Pacifico (FETAB).

A FETAB terá um percurso total de 4.100 Km, dos quais 1.411 serão em território peruano. Servirá, segundo planeja o governo peruano, para exportação de soja e fosfatos.

O projeto, a ser realizado pela iniciativa privada, prevê investimentos de 500 milhões de dólares e tem prazo de conclusão previsto para 5 anos.

A ferrovia também será objeto de debate no encontro entre os presidentes Lula e Alan Garcia, dia 28 de abril, em Rio Branco.

A obra integra o IIRSA, mega-projeto de infra-estrutura da América Latina.
O que é o IIRSA?
A IIRSA foi criada no ano 2000, durante um encontro de presidentes sul-americanos. Seu objetivo é realizar a integração regional através de infra-estruturas ligadas ao transporte, energia e telecomunicações.
A iniciativa é coordenada por 12 governos da América do Sul e conta com apoio técnico e financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Corporação Andina de Fomento (CAF) e do Fundo de Desenvolvimento Bacia Del Plata (FONPLATA), bem como a outros bancos de desenvolvimento, provavelmente incluindo o Banco Europeu de Investimento (BEI).


Edinei Muniz






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