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Crise não é o fim da história

Jornal Opção - Goiânia

Cri­se não aba­la os fun­da­men­tos do mais di­nâ­mi­co sis­te­ma de pro­du­ção ar­ti­cu­la­do pe­lo ho­mem e o go­ver­no de­ve re­sis­tir aos pro­fe­tas do apo­ca­lip­se Há di­ta­do­res que a his­tó­ria não per­doa, nem pode perdoar, so­bre­tu­do por­que san­gui­ná­rios. Na lis­ta es­tão cri­mi­no­sos co­mo Stá­lin (te­ria man­da­do matar 30 mi­lhões de so­vi­é­ti­cos — muitos morreram de fome), Hit­ler (au­to­ri­zou a mor­te de cer­ca de 10 mi­lhões de pes­so­as, en­tre ju­deus, co­mu­nis­tas, pes­so­as com ne­ces­si­da­des es­pe­ci­ais, ci­ga­nos), Mao Tsé-tung (or­de­nou o as­sas­si­na­to de 70 mi­lhões de chi­nes­es) e Fi­del Cas­tro (os nú­me­ros não são pre­ci­sos, mas cal­cu­la-se que en­viou pa­ra o pa­re­dón de 15 a 25 mil cu­ba­nos, fo­ra os 4 mi­lhões que ti­ve­ram de sa­ir pa­ra não se­rem encarcerados). Os qua­tro di­ta­do­res ver­me­lhos (o fas­cis­mo de Hit­ler apro­xi­ma­va-se, de al­gum mo­do, da or­to­do­xia so­ci­a­lis­ta) — fal­tou ci­tar ou­tros, co­mo Pol Pot — se­rão eter­na­men­te lem­bra­dos co­mo po­lí­ti­cos cru­éis e aves­sos à de­mo­cra­cia. En­tre­tan­to, se há di­ta­do­res não per­do­á­veis, aos qua­is a his­tó­ria ca­rim­bou na tes­ta o estigma de as­sas­si­nos se­ri­ais, há di­ta­do­res, co­mo Ge­tú­lio Var­gas, que são tra­ta­dos de for­ma quase benigna. Tal­vez os his­to­ri­a­do­res, mes­mo o ri­go­ro­so Bo­ris Faus­to, de es­quer­da, se­jam, no ge­ral, con­des­cen­den­tes com Var­gas. Mas po­dem res­sal­tar que, se hou­ve tor­tu­ra e mor­tes nos po­rões da di­ta­du­ra de Var­gas — a ju­dia Ol­ga Be­na­rio, mu­lher de Lu­iz Car­los Pres­tes, foi en­tre­gue aos nazistas —, o as­sas­si­na­to não se trans­for­mou nu­ma es­pé­cie de sis­te­ma, co­mo na Uni­ão So­vi­é­ti­ca, na Ale­ma­nha, na Chi­na e em Cu­ba. Res­sal­ve-se que his­to­ri­a­do­res se­ri­ís­si­mos, co­mo Ma­ria Lu­iza Tuc­ci Car­nei­ro, au­to­ra de “O An­ti-Se­mi­tis­mo na Era Var­gas”, re­gis­tra­ram, com far­tu­ra do­cu­men­tal, que o go­ver­no Var­gas im­pe­diu a en­tra­da de vá­rios ju­deus no Bra­sil. Mui­tos de­les mor­re­ram nos cam­pos de con­cen­tra­ção e ex­ter­mí­nio de Hit­ler. No as­pec­to pu­ra­men­te da re­pres­são po­lí­ti­ca na Era Var­gas, mes­mo an­tes do Es­ta­do No­vo (1937-1945), a his­tó­ria não es­tá in­tei­ra­men­te con­ta­da. En­tre­tan­to, se sa­be­mos que o go­ver­no Var­gas não tra­ta­va os opo­si­to­res com lu­vas de pe­li­ca, e sim com pau de ara­ra e exí­lio, por que sua ima­gem ain­da é ex­tre­ma­men­te po­si­ti­va, mes­mo na es­quer­da, in­clu­si­ve o pre­si­den­te Lu­la da Sil­va o ci­ta com fre­qüên­cia, nun­ca em ter­mos de­pre­cia­ti­vos? Po­de-se di­zer que há vários mo­ti­vos, mas não há es­pa­ço pa­ra dis­cu­tir a mai­o­ria de­les. Apon­te­mos, pois, al­guns. Ao con­trá­rio de Hit­ler, que tam­bém for­ta­le­ceu o Es­ta­do na­ci­o­nal, mas ava­liou que pre­ci­sa­va des­tru­ir os ju­deus, Var­gas for­ta­le­ceu o Es­ta­do re­gu­la­dor — si­mi­lar ao que es­tão co­bran­do pa­ra de­be­lar a cri­se fi­nan­cei­ra in­ter­na­ci­o­nal —, mas sem trans­for­mar em me­ta des­tru­ir po­vos (re­pi­ta-se que su­as pri­sões fi­ca­ram api­nha­das de de­mo­cra­tas e co­mu­nis­tas) e con­quis­tar paí­ses. Planejou do­tar o Bra­sil de um Es­ta­do for­te com o ob­je­ti­vo de con­so­li­dar o de­sen­vol­vi­men­to, a in­dus­tri­a­li­za­ção. Pa­ra tan­to, Var­gas jo­gou com os in­te­res­ses nor­te-ame­ri­ca­nos, du­ran­te a Se­gun­da Guer­ra Mun­di­al, e for­ta­le­ceu o mer­ca­do in­ter­no e a in­dús­tria si­de­rúr­gi­ca. O re­sul­ta­do fi­nal foi po­si­ti­vo? Des­de que não se ig­no­re um dos la­dos da ques­tão, a ex­tin­ção da de­mo­cra­cia e a per­se­gui­ção aos ad­ver­sá­rios, po­de-se di­zer, 54 anos de­pois da mor­te de Var­gas, que o sal­do de seu go­ver­no foi po­si­ti­vo, por­que, mes­mo em pe­rí­o­dos de cri­se — o iní­cio de seu go­ver­no pe­gou o mun­do em de­pres­são, de­pois do crash de 1929 —, sou­be in­ves­tir em se­to­res es­tra­té­gi­cos. Fei­to o re­gis­tro his­tó­ri­co, de um go­ver­nan­te que con­tri­bu­iu pa­ra re­cu­pe­rar a eco­no­mia bra­si­lei­ra às cus­tas do in­ves­ti­men­to pú­bli­co, da mes­ma for­ma que fez Franklin D. Ro­o­se­velt nos Es­ta­dos Uni­dos, discutamos os tem­pos atu­ais, os do pre­si­den­te Lu­la da Sil­va. Num pri­mei­ro mo­men­to, sem ex­pe­ri­ên­cia e açu­la­do pe­la ma­ti­lha hobbesiana de Jo­sé Dir­ceu, Lu­la qua­se par­tiu pa­ra o con­fron­to com os ca­pi­ta­lis­tas bra­si­lei­ros, ava­li­an­do que bas­ta­va o con­ta­to com os po­bres. Um pou­co an­tes da que­da de Dir­ceu, mas so­bre­tu­do de­pois, Lu­la per­ce­be­ra que o ca­pi­ta­lis­mo é um sis­te­ma mui­to mais com­ple­xo e mo­der­no do que pen­sa­va. Por exem­plo: não há in­com­pa­ti­bi­li­da­de en­tre a eco­no­mia de pon­ta, li­de­ra­da por ca­pi­ta­lis­tas que fa­riam su­ces­so em qual­quer ou­tro pa­ís, co­mo Eike Ba­tis­ta, e um pro­gra­ma de ma­tiz pré-ca­pi­ta­lis­ta, co­mo o Bol­sa Fa­mí­lia. O ca­pi­ta­lis­mo, se não in­cor­po­rar for­mas não-ca­pi­ta­lis­tas, não doa — em­pres­ta, com ju­ros, por­que is­to faz gi­rar o mer­ca­do de mo­do mais ace­le­ra­do, cri­an­do co­ne­xões. O Bol­sa Fa­mí­lia é uma transferência de renda aos po­bres a fun­do per­di­do, o que o ca­pi­ta­lis­mo, o mer­ca­do, não po­de fa­zer. A re­com­pen­sa é o in­cen­ti­vo aos fi­lhos pa­ra que es­tu­dem e não si­gam os pas­sos dos pa­is. Tra­ta-se de pen­sar na “li­ber­ta­ção” fu­tu­ra, por­que, no ca­so de mui­tos po­bres, por se tra­tar de uma ge­ra­ção pra­ti­ca­men­te per­di­da, do pon­to de vis­ta da in­te­gra­ção ao mer­ca­do, o go­ver­no te­rá de sus­ten­tá-los pe­lo res­to de su­as vi­das. Se Lu­la da Sil­va en­ten­deu o me­ca­nis­mo de fun­cio­na­men­to do ca­pi­ta­lis­mo, e com­bi­nan­do com o aten­di­men­to à pre­mên­cia da ques­tão so­ci­al, no iní­cio da atu­al cri­se fi­nan­cei­ra, o pre­si­den­te ava­liou, er­ra­da­men­te, que era ape­nas ame­ri­ca­na e, por is­so, de­ci­diu di­zer que a eco­no­mia bra­si­lei­ra es­ta­va blin­da­da. Aos pou­cos, so­bre­tu­do por ser acon­se­lha­do por quem en­ten­de de mer­ca­do fi­nan­cei­ro, o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Hen­ri­que Mei­rel­les, Lu­la dei­xou de la­do a te­se de blin­da­gem local. Mei­rel­les mos­trou-se sem­pre pre­o­cu­pa­do, mas sem alar­mar o mer­ca­do. Sa­be-se, no e fo­ra do go­ver­no, que Mei­rel­les é si­nal de equi­lí­brio e, por­tan­to, de que o go­ver­no não vai fa­zer na­da er­ra­do. Mes­mo ao ca­ir na re­al, Lu­la ado­tou um dis­cur­so dú­pli­ce. Pri­mei­ro, apre­sen­tou-se oti­mis­ta, su­ge­rin­do que o Bra­sil fez a li­ção de ca­sa, e fez mes­mo, mas pa­ra uma si­tu­a­ção sem cri­se, ou de cri­se em me­nor es­ca­la. O pre­si­den­te che­gou a di­zer que to­dos os pre­fei­tos e go­ver­na­do­res que pro­cu­ras­sem o go­ver­no fe­de­ral re­ce­be­ri­am re­cur­sos. Se­gun­do, ado­tou um com­por­ta­men­to pes­si­mis­ta e ad­mi­tiu que vai fa­zer cor­tes no or­ça­men­to. Fa­lou-se em cor­tes de 30 bi­lhões de re­ais, mas se­to­res me­nos oti­mis­tas ava­li­am que os cor­tes po­de­rão ser ain­da mai­o­res. Obras de in­fra-es­tru­tu­ra pe­sa­da, co­mo por­tos e hi­dre­lé­tri­cos, se­rão dei­xa­das de la­do. Por­que não ha­ve­rá di­nhei­ro no mer­ca­do pa­ra ban­cá-las. Não se­rá sur­pre­sa se, ao con­tin­gen­ci­ar re­cur­sos por con­ta de um pos­sí­vel agra­va­men­to da cri­se, o go­ver­no fe­de­ral pa­ra­li­sar tre­chos da Fer­ro­via Nor­te-Sul. Po­rém, na cri­se, é ho­ra de pa­rar os in­ves­ti­men­tos? É ób­vio que cer­tos in­ves­ti­men­tos, os não-es­sen­ci­ais, po­dem ser cor­ta­dos mo­men­ta­ne­a­men­te, mas in­ves­ti­men­tos que per­mi­tam o ace­le­ra­men­to dos em­pre­en­di­men­tos ca­pi­ta­lis­tas, e a atra­ção de no­vos in­ves­ti­do­res, não de­ve­ri­am ser pa­ra­li­sa­dos. Lu­la tem a mis­são de ser cri­a­ti­vo, e não de­ses­pe­rar, pa­ra evi­tar que o de­sen­vol­vi­men­to do pa­ís, por fal­ta de in­fra-es­tru­tu­ra, se­ja re­tar­da­do por mais al­guns anos. No cam­po es­ta­du­al, o se­cre­tá­rio do Pla­ne­ja­men­to, Oton Nas­ci­men­to, tam­bém su­ge­riu que al­guns cor­tes de­ve­rão ser fei­tos. O go­ver­no Al­ci­des não te­ve tem­po e re­cur­sos pa­ra fa­zer in­ves­ti­men­tos em in­fra-es­tru­tu­ra, e ago­ra que co­me­ça a ter os re­cur­sos, por con­ta do au­men­to da ar­re­ca­da­ção, da con­ten­ção do dé­fi­cit men­sal e do apoio do go­ver­no fe­de­ral, não de­ve ade­rir ao pes­si­mis­mo do­mi­nan­te. Nas cri­ses, que em gre­go sig­ni­fi­ca cres­ci­men­to, os go­ver­nan­tes e os em­pre­en­de­do­res pri­va­dos que ar­ris­ca­rem, cla­ro que sem ir­res­pon­sa­bi­li­da­de, po­dem sa­ir-se me­lhor do que aque­les que se aco­mo­da­rem ou ti­ves­se re­cei­o de in­ves­tir. Ao finalizar o Edi­to­ri­al, re­ser­va­mos uma pa­la­vra de um dos mais im­por­tan­tes in­te­lec­tu­ais fran­ces­es, Guy Sor­man. Ele diz que a cri­se não atin­ge os fun­da­men­tos do ca­pi­ta­lis­mo (a pró­pria re­gu­la­ção por par­te do Es­ta­do não é an­ti-ca­pi­ta­lis­ta, di­ria John Maynard Keynes). Tra­ta-se mui­to mais de uma cri­se do mer­ca­do fi­nan­cei­ro que atin­giu o se­tor pro­du­ti­vo da eco­no­mia. Mas o ca­pi­ta­lis­mo, ape­sar dos ar­ra­nhões, con­ti­nua e, de­pois da cri­se, tal­vez mais só­li­do. Por­que é mai­or do que o Im­pé­rio Ro­ma­no e do que o Im­pé­rio Ame­ri­ca­no. Não che­ga a ser o fim da his­tó­ria, mas, co­mo dis­se Wins­ton Chur­chill a res­pei­to da de­mo­cra­cia, não se in­ven­tou na­da me­lhor.

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