Pular para o conteúdo principal

Apenas Tião Viana recebe apoio na tribuna do Senado

Congresso em Foco

Desde o início da sessão no Senado, são crescentes os discursos em favor da candidatura do petista Tião Viana (PT-AC). Enquanto isso, o outro concorrente ao cargo, senador José Sarney (PMDB-AP), escuta, imóvel, às críticas dirigidas à sua candidatura.

A primeira, e mais efusiva, foi feita pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio, que afirmou: “Temos que passar esta Casa a limpo. Com o Sarney, não há mudança. Esta senhora, a opinião pública, deve ser levada em conta. Isso para que os senadores não sejam obrigados a tirar o broche para não ouvir desaforos nos aviões e nas ruas”.

"Tenho certeza que o senador Tião Viana será assertivo em relação ao que é uma exigência do PSDB, moralização interna da casa. Agora eu pergunto: é possível se fazer uma renovação nos costumes da casa mantendo a dirigi-la seu o senhor Agaciel Maia [diretor-geral do Senado] , na minha opinião não é", discursou.

Antigo funcionário da Casa, Agaciel teve seu nome associado às investigações da Operação Mão-de-Obra, da Polícia Federal, que apontou uma série de irregularidades em licitações (leia mais). Em outubro, o diretor-geral do Senado foi obrigado a exonerar a mulher, que, de forma ilegal, trabalhava sob sua subordinação (leia).

Apelo de Alencar

O fervoroso apoio do PSDB ao senador Tião Viana ganhou corpo. Após Arthur Virgílio, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) subiu à tribuna e anunciou seu apoio à candidatura petista. Crivella justificou sua atitude dizendo que recebeu um telefonema hoje (2) pela manhã do vice-presidente José Alencar, que se recupera de cirurgia em São Paulo.

Com o pronunciamento, Crivella acabou explicitando movimentos do Executivo em prol da campanha de Tião Viana. O senador fluminense evitou atacar pessoalmente Sarney e seu grupo de apoio. “José Sarney tem prestado a este país numerosos serviços. Mas disse várias vezes que não seria candidato. Se o tivesse feito antes, meu partido faria diferente”, sustentou.

Crivella fechou seu pronunciamento repetindo o discurso feito por seus antecessores de que Tião Viana significaria um rompimento com a era de escândalos que assombrou o Senado nos últimos anos. “Estamos confiantes de que a eleição vai representar um novo tempo. Somos apenas cinco votos, mas cinco votos importantes para definir esta eleição. Votamos com Tião Viana”, encerrou.

Casa apodrecida

O líder do PDT, senador Osmar Dias, também confirmou o apoio de seu partido à candidatura petista. Depois dele, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) também falou em apoio a Tião Viana, adotando tom mais ameno em relação ao líder de sua legenda, Arthur Virgílio.

“Não é confortável, para mim, dizer que vou votar em outro candidato que não seja o senhor (Sarney). Mas sabemos que é necessária uma grande limpeza, uma grande reestruturação na nossa Casa, que, posso estar exagerando, está apodrecida por dentro”, afirmou.

Sarney e o silêncio

Em prol da candidatura de José Sarney, nenhum líder subiu à tribuna. Eleitor do petista, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) recorreru à ironia para falar da falta de discurso dos apoiadores do peemedebista. "Daqui a pouco, vou pedir para falar em defesa do senador, porque seus aliados não comparecem para defender sua candidatura", provocou ao microfone.

"Os adversários de Sarney já o defenderam", retrucou o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), em alusão aos elogios feitos pelos apoiadores de Tião Viana ao ex-presidente da República. "Defenderam a figura política de José Sarney, mas não sua candidatura", devolveu Cristovam. (Daniela Lima)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Astronomia: Milhares de cometas escuros podem colidir com a Terra

Da Lusa - Agência de Notícias de Portugal Londres, (Lusa) - Milhares de cometas que circulam no sistema solar podem ser um perigo para a Terra, por serem indetectáveis, o que dificulta a antecipação de um eventual impacto, alertaram quarta-feira vários astrónomos britânicos. São cerca de três mil os cometas que circulam no sistema solar e apenas 25 podem ser avistados a partir da Terra, lê-se no artigo da revista "New Scientist", assinado por Bill Napier, da Universidade de Cardiff, e por David Asher, astrónomo do Observatório da Irlanda do Norte. "Devemos alertar para o perigo invisível mas significativo que são os cometas escuros", dizem os astronómos, explicando que um cometa fica escuro quando perde a cola brilhante. Desprovido desta substância, "o trajecto de um cometa que esteja em rota de colisão com o planeta Terra pode passar despercebido ao telescópio", afirmam Napier e Asher. Nos últimos séculos, o cometa de que há registo de ter passado mais pr

Os Farrapos dos olhos azuis

Cláudio Ribeiro - Demitri Túlio, do Jornal O Povo, de Fortaleza A íris clara, azulzíssima em muitos deles, é a digital do povo Farrapo. Também é da identidade a pele branca avermelhada, carimbada pelo sol forte que não cessa em Sobral. Isso mais entre os que vivem na zona rural. Gostam de exaltar o sobrenome. É forte. Farrapo não é apelido. Não são uma etnia, mas são tratados assim. São “da raça dos Farrapos”, como nos disse quem os indicou a procurá-los. Os Farrapos têm história a ser contada. Praticaram a endogamia por muito tempo. Casamentos em família, entre primos, mais gente do olho azul de céu que foi nascendo e esticando a linhagem. Sempre gostaram de negociar, trocar coisa velha. São um pouco reclusos. Vivem sob reminiscências de judaísmo. Há estudo disso, mas muito ainda a ser (re)descoberto. Os Farrapos são citados, por exemplo, no livro do padre João Mendes Lira, Presença dos Judeus em Sobral e Circunvizinhanças e a Dinamização da Economia Sobralense em Função do Capital Ju

Erros judiciários: Caso Mignonette - Estado de necessidade

A 5 de Julho de 1884 naufragou o iate inglês La Mignonette. Depois de vários dias no mar, o imediato, que era o mais jovem de todos, foi morto pelos companheiros, que mais tarde alegaram estado de necessidade perante o júri. Sustentaram que não teriam sobrevivido caso não se utilizassem do cadáver para matar a fome. O júri deu um "veredicto especial", reconhecendo apenas a matéria de fato, mas deixando a questão jurídica para que a corte superior decidisse. Lord Coleridge, um dos juízes superiores, disse, entre outras considerações, o seguinte: Conservar a própria vida é, falando em geral, um dever: mas sacrificá-la pode ser o mais claro e alto dever. A necessidade moral impõe deveres dirigidos não à conservação mas ao sacrifício da sua vida pelos outros. Não é justo dizer que há uma incondicionada e ilimitada necessidade de conservar a própria vida. Necesse est ut eam, non ut viram (é necessário que eu caminhe, não que eu viva) disse Lord Bacon. Quem deve julgar o estado de